TRANSFORME TODO O DESASTRE NUMA OPORTUNIDADE

Aprendendo com o fracasso

Todo sucesso é a soma de trabalho, persistência, esforço, dedicação e porque não fracasso?

Existem muitas histórias de sucesso embutidas num fracasso. De modo, que os que alcançaram seus objetivos, não desistiram quando algo não saiu como gostariam, precisaram continuar aperfeiçoando até chegar onde planejavam.

Algumas empresas reconhecem que é somente por meio do fracasso que se chega ao sucesso e incorporam tal princípio a sua cultura. A empresa norte-americana 3M por exemplo, permite ao seu pessoal técnico gastar 15% do seu tempo experimentando novas ideias, sabendo que haverá alguns vencedores (como no caso do Post-it) junto a vários fracassos.

Outro exemplo é o industrial norte-americano J. D. Rockefeller, o primeiro bilionário do mundo, queria “transformar todo desastre numa oportunidade”. Quando o mundo mudou para a lâmpada elétrica e abandonou a iluminação por querosene, seu negócio foi ameaçado. Mas ele rapidamente viu o potencial do carro a motor de Ford e percebeu que o petróleo poderia ser convertido em gasolina, além de querosene. Sua fortuna aumentou.

O sucesso de empreendedores, envolve tentativas e erros, persistência e acertos. Precisa-se criar uma cultura aonde as pessoas são ativamente encorajadas a ter novas ideias a partir dos erros ao invés de serem criticadas ou penalizadas a partir deles.

Reconhecer o erro, diminuir perdas, identificando novas oportunidades e tomar um novo rumo são formas de ter sucesso no ramo escolhido. A forma de encarar os obstáculos nos mostram a capacidade e a virtude de uma pessoa madura e persistente. Isso simplesmente porque a vida é cheia deles, não só pelos desafios que existem, mas também por causa dos fracassos, dos desastres e das fatalidades. Uma dificuldade, quando vivida sob as virtudes humanas, tem a força de fazer emergir o que existe de mais nobre em uma pessoa.