CUSTOS SÃO FEITOS PARA SEREM REDUZIDOS, MAS COMO?

O custo corresponde ao esforço econômico que se deve ter para realizar um objetivo operativo (o pagamento de salários, a compra de materiais, a fabricação de um produto, a obtenção de fundos para o financiamento, a administração da empresa, etc.). Sempre que não é alcançado o objetivo visado, diz-se que uma empresa tem perdas/prejuízos. A seguir, mostramos algumas maneiras de como reduzir os custos:

1 – FAÇA UMA ANÁLISE DOS CUSTOS
Quando se veem em um momento de apuro, muitas empresas começam a reduzir custos sem avaliação prévia e acabam limando recursos importantes para os resultados da companhia. Por isso, a regra é elencar todos os custos da empresa e manter um histórico deles, realizando cortes naqueles que têm menos participação no lucro.

2 – DEFINA METAS DE REDUÇÃO
O planejamento estratégico da empresa deve incluir não só as metas de aumento de vendas como também as de diminuição de gastos, obtidas com o estudo dos custos.

3 – ENVOLVA A EQUIPE
Os colaboradores são protagonistas da redução de custos e a comunicação interna deve ser reforçada para que todos façam parte dessa causa.

4 – CUIDE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Ao planejar quais custos devem ser diminuídos, é preciso manter a atenção na qualidade e na eficiência do atendimento, para que o corte não cause uma percepção negativa nos clientes.

Portanto, há várias maneiras de reduzir custos, pode-se investir na implantação de sistemas na empresa para que os processos sejam otimizados, obter uma comunicação mais eficiente onde todos possam colaborar para que isso ocorra da melhor forma. Criando um sistema, pode-se certamente atingir altas metas de redução de custos.