A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Não é preciso destacar que o atual ambiente de negócios, no qual as empresas estão inseridas, é marcado pela grande competitividade. A busca pela fidelização dos clientes e a procura por novos, tem levado as empresas a modificar a forma de se comunicar, assim como, suas estruturas organizacionais e processos para permanecer no mercado, satisfazendo as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes e diversificados.

A busca pela diminuição de custo, de melhorias de produtividade e foco em resultados fazem jus a importância da estratégia empresarial. Percebe-se que neste ambiente empresarial acirrado, que se vive, empresas mais frágeis não resistirão por muito tempo, levando em consideração que as empresas mais competitivas estão se desenvolvendo e aperfeiçoando novas capacidades e vantagens competitivas.

Nesse contexto, é de extrema importância que as empresas sejam capazes de elaborar um planejamento estratégico que, quando bem executado, resultará em vantagens para a organização, permanecendo no mercado, gerando valor agregado e satisfação dos clientes.

Esse planejamento estratégico é um processo gerencial, cujo líder poderá estabelecer um norte a ser seguido pela organização, com objetivo de obter níveis otimizados de resultados em relação ao ambiente onde ela esteja inserida.

Desta forma, o planejamento estratégico caracteriza-se pela amplitude, por ser de longo prazo, por estabelecer os objetivos e pela escolha dos recursos necessários. Uma empresa de Marketing pode lhe ajudar a escolher as ferramentas disponíveis e essenciais para a elaboração de um bom planejamento estratégico.
A liderança de pessoas chaves dentro da organização também é fundamental para que a estratégia seja aplicada nos três níveis organizacionais (operacional, tático e estratégico). Tanto a execução do processo de administração estratégica, quanto o planejamento estratégico, são fundamentais para organizações que esperam evoluir, competir e tornar-se líderes em seus negócios.